O LAGO DE CORUPUTUBA

A foto acima obtive em 1967 com a minha antiga Bieka. É o lago da Fazenda Coruputuba, em Pindamonhangaba.

terça-feira, 23 de maio de 2017

Filosofia para Crianças em Coruputuba

O enigma da atração que não se cumpre

O Zaga tinha doze e eu dez anos. Percorrendo o enorme quintal, discutíamos as leis universais da atração dos corpos, a força centrífuga e a centrípeta, e os sábios que as formularam. Não sabíamos disto, mas estávamos praticando todo dia a pedagogia peripatética.
Então eu me sentei no tronco caído perto da bananeira prata e iniciei a explanação de um belo sofisma.
Propus ao meu irmão: se eu erguer o braço e deixar cair uma pequena pedra, ela nunca vai tocar o solo.
Zaga não me levou a sério: Ah vai Paulo! Claro que ela vai cair direto até o chão!
Mas eu argumentei, sedutoramente: Veja, Zaga, as pessoas comuns podem responder assim. Você não! Você raciocina! Pense bem. Eu solto a pedrinha e ela, num primeiro momento, velozmente cai, percorrendo a metade da distância que a separava do chão. Está certo até aí?
O Zaga concordou, sem convicção. E eu prossegui na minha campanha:
Bom, agora a distância entre a pedrinha e o chão é menor. Certo?
Ele respondeu: Tá, tá, continua essa lengalenga.
Continuei: agora a pedrinha vai continuar seu caminho. Inicialmente, cai metade da distância.
Zaga quis interferir, mas não achou jeito. Fui em frente:
Agora falta só um tequinho para ela tocar o solo! Mas ela vai cair inicialmente só a metade dessa distancinha. Em seguida, vai cair só metadinha dessa distanciazinha. Depois está faltando um milímetro e ela cai só meio milímetro. Em seguida, cai um quarto de milímetro. Depois cai só um tantinhozinho: vinte e cinco centésimos de milímetro e depois...
Aí o Zaga, já sem nenhuma paciência filosófica, cansou, foi indo embora e dogmatizou:
Ah Paulo! Começa que a pedra não cai metade da distância. Quando você solta, ela cai tudo de uma vez.
Continuei sentado no tronco perto da bananeira prata, pensando.
Estou sentado lá até hoje. O Zaga nem lembra mais disso.
 *  *  *

Texto de Paulo Tarcizio da Silva Marcondes
Foto do site: http://ufos-wilson.blogspot.com.br/2015/06/como-lei-da-gravidade-de-newton-ajudou.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário